sexta-feira, 27 de julho de 2012

A festa de Olímpia e as olimpíadas 2012

Vaso grego, retratando uma corrida estilo "stádion".
A cerâmica grega em suas diversas variedades são objetos
repletos de informações para a história, não só pela forma
destas cerâmicas, como para analise
do que nela vem retratado.

Festa em Olímpia!
A cada quatro anos eram organizados jogos para homenagear nosso grande pai Zeus, o deus de todos os gregos. O lugar onde estas competições aconteciam, era a cidade Olímpia (Ará!). Esta cidade era a referência à morada dos deuses na altíssima montanha sagrada.

O mais interessante é que, a semana de jogos era o período de trégua na Grécia Antiga. Pena que, os jogos olímpicos modernos não é motivo para trégua ou até resolução pacífica das guerras que acontecem atualmente no mundo. Enquanto a pouco em Londres ocorreu a festa de abertura dos jogos olímpicos de 2012, a guerra síria também fez hoje uma criança de três anos como vítima.Os atletas sírios, representam nas olimpíadas deste ano, um país em extrema crise político-social. "Queremos mostrar ao mundo uma imagem diferente do que a que tem sido dada pelas estações de televisão por satélite'', disse Ghofrane Mohammed, um velocista de 23 anos ao portal português Futebol365.
Atual cerimônia que acontece em Olímpia para a entrega da tocha
para os jogos e simula os antigos ritos.

Um tema abordado na abertura das Olimpíadas de Londres, foi a Revolução Industrial inglesa, trazendo operários que forjavam o aço para as famosas argolas olímpicas. Inclusive, o mascote desta olimpíada, ao invés de trazer um bichinho fofinho peludinho, é uma gota de aço andante! Foi uma idéia bizarra que ficou até simpática.

A maioria das modalidades da Grécia Antiga eram voltadas à corrida e você pode imaginar diversas variações disto: a corrida simples, de velocidade ou "stádion", a corrida dupla "díaulos", duas voltas ¬¬, a corrida de fundo ou "dólikhos" que somava até 4km de distância, a corrida armada ou "hoplitodromía", onde o cidadão se vestia com todas as suas armaduras (a hopla, o armamento dos hoplitas) e saia correndo atrás de inimigo nenhum! Para somar todo este cansaço, haviam também a corrida com tocha ou “lampadedromía", que é justamente a corrida de reversamento com tochas, tão famosa nas cerimônias das olimpíadas modernas.

Além das modalidades de corrida, ainda haviam lançamento de discos e de dardos. Na modalidade luta "pále", os participantes não podiam dar socos ou chutes. Eles deveriam lutar com as mãos abertas! Ao final, o oponente deveria cair com os dois ombros no solo. Bem, haviam também o salto, a corrida de carros, o hipismo...

Em um período mais moderno, as modalidades mais bizarras das olímpiadas iam desde tiro ao pombo (Paris, 1900) onde os participantes deveriam matar mais pombinhas em menos tempo (imagina se fosse na praça da Sé em São Paulo...), até levantamento de peso com uma mão (Atenas, 1896)!

Mas com certeza, se houverem Olimpíadas de Jokenpô, esse robozinho aí em baixo, será sempre campeão. Ahh pára! Sacanagem.



Astral de Clio

0 comentários:

Postar um comentário

Sample Text

:)

Marcadores

Ads 468x60px

Social Icons

https://twitter.com/AstraldeClio

Featured Posts

© 2011 Astral de Clio, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena