terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

"It's evolution, baby!" - Imperialismo, Gobineau e Racismo


Hola personas!

Segue de maneira resumida um material para estudo sobre o que temos trabalhado em sala de aula.

Como vocês estão passo-a-passo a caminho de tornarem-se deidades, NÃO SE ESQUEÇAM DE DESENVOLVER A ATIVIDADE AO FINAL DA POSTAGEM! (Rumo a perfeição!)


Joseph Arthur de Gobineau (1816-1882)
O homem de barba ao lado é o Gobineau, que no final do século XIX, desenvolveu as suas teorias racistas. Por mais louco que isso seja, e hoje, na constituição brasileira, isso se enquadra nas penas da lei constitucional, digo-vos que antes era até normal e ele deixou tudo registrado! 
O que fica escrito, é mais difícil de se esquecer. A sua obra, "Ensaio sobre a desigualdade das raças humanas" publicada em 1855, foi um dos escritos mais importantes contendo teorias racistas.
Para Gobineau, a tal raça ariana, nasceu para dominar, já que os brancos eram descendentes dessa raça. Os demais, eram a escória. 
Esteve no Brasil e escreveu o seguinte:
"A grande maioria da população brasileira é mestiça e resulta de mesclagens contraídas entre os índios, os negros e um pequeno número de portugueses. Todos os países da América, seja no norte ou no sul, hoje mostram, inscontestavelmente, que os mulatos de distintos matizes não se reproduzem além de um número limitado de gerações. A esterilidade nem sempre existe nos casamentos, mas os produtos da raça gradualmente chegam a ser tão malsãos e inviáveis que desaparecem antes de darem à luz, ou então deixam rebentos que não sobrevivem".  (RAEDERS, Georger. O Conde de Gobineau no Brasil. Trad. Rosa F. D'Aguiar. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1997)
Vamos resumir a coisa toda: Para ele, os brasileiros era uma raça fadada ao fracasso, simplesmente por ser mestiça. Assim, os europeus deveriam vir ao Brasil e claro, tomar conta das coisas por aqui. (Espertenho!)

A Partilha da África foi feita através
da Conferência de Berlin realizada entre
19 de Novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885
Estas teorias pseudo-científicas surgiram de maneira bastante intensa no século XIX e deturparam as teorias do Charles Darwin. Em sua pesquisa, "A Origem das Espécies", Darwin afirmou que os animais são diversificados porque existe uma cadeia evolutiva, ou seja, o mais adaptado ao espaço e as condições naturais, sobrevive e transmite suas características aos futuros. Essa teoria é bastante utilizada para explicar o período pré-histórico.
O caso é que tiraram a pesquisa de Darwin do contexto e usaram como pretexto.

No século XIX, a África foi dividida por vários países europeus. Era como um bolo, onde cada um ganhava um pedaço. A desculpa: Levar a civilização! Povo inferior e atrasado. "Africanos atrasados, europeu civilizados". Bem sabemos que o que eles queriam eram mercados consumidores e mão de obra barata. Essa é a configuração do neocolonialismo. Claro, isso custou algum sangue.


Bem, agora é hora de colocar a cachola para funcionar!

Estamos estudando imperialismo e estas questões vão tratar especialmente dos motivos deste imperialismo no séc. XIX (Que chamamos de neocolonialismo). Lembrar da 2ª Revolução Industrial, ajudará bastante a visualizar as respostas.

Responda as questões e entregue-as conforme data orientada em sala de aula. PRONTOS PARA OUVIR PEARL JAM? LET'S GO BABY!

1) Por que na letra da música, a banda ressalta as suas roupas, sua casa e outros elementos materiais?
2) Quais imagens lhe chamaram a atenção e pode ser associada ao imperialismo?
3) Como a letra da música se refere aos índios? No caso do Brasil e seguindo o esquema do clip, qual outro povo poderíamos incluir nesta parte?
3) Trata-se de uma letra irônica ou de uma afirmação do título da música? Explique com base no conteúdo que você estudou.




Astral de Clio

0 comentários:

Postar um comentário

Sample Text

:)

Marcadores

Ads 468x60px

Social Icons

https://twitter.com/AstraldeClio

Featured Posts

© 2011 Astral de Clio, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena