domingo, 24 de março de 2013

A 1ª Guerra Mundial: Cenas de época e explicações

Sim sim! Estudar século XX é banhar-se em sangue. Quando os professores falam em guerras, os garotos ouvem as informações das aulas associando as situações com algum game, como Age of Empires, Medal of Honor, War e outros. Enquanto isto, as garotas pensam silenciosamente "que horas vai ter beijo e maquiagem?". 

Vamos resolver esta situação! Garotas reajam! Joguem mais video-games! Vamos defender a classe.

Abaixo estão fragmentos de alguns documentários. Material editado e fragmentado. Acrescentei também alguns comentário que enfatizam o material.

1 - Para o povo europeu a Europa estava em paz

A Bele Epoque (Bela Época) europeia.
Imaginem vocês, portando toda uma tecnologia e se deliciando com ela. Tudo estava bonito, você poderia ir e vir de onde quisesse, para onde quisesse. Seu país avançava cientificamente e conquistava novos territórios fora dalí. Uma guerra? Algo improvável para você.

Para a população européia, uma guerra na Europa, era algo impensável. Já para os imperadores e chefes de Estado...


2 - As alianças, a corrida armamentista e a relação da Alemanha com a Inglaterra

Localidade da Alsacia e Lorena.
A França queria vingar-se da Alemanha por ter perdido o território da Alsacia-Lorena, na guerra Franco-Prussiana (Franco = França. Prussia=Antigo território imperial que englobava a Alemanhã) em 1870. Rússia e França estabeleceram aliança para um possível ataque alemão.

Mas não ficava por aí. A Alemanha também possuía uma relação nada amigável com a Inglaterra. Os britânicos não olhavam com bons olhos a superprodução de armamento naval alemão. A Alemanha, estava de olhos em cima das colônias Inglesas.

A situação cheirava a disputas imperialistas, tanto fora, quanto dentro da Europa.
 Termos no vídeo:
Cáiser (ou em alemão, Kaiser) significa imperador.




3 - O estouro da bomba: Assassinato de Francisco Fernando da Áustria-Hungria

Fernando e Sofie sendo velados (clique para ampliar)
Com todas estas desavenças dentro da Europa, a paz era só fachada. Faltava apenas uma pequena centelha para que o fogo começasse. Eis que, esta centelha, era Francisco Fernando, filho do imperador austro-húngaro. Ele e sua esposa, Sofia, foram assassinado na Sérvia em 1914. Este acontecimento ficou conhecido como Assassinato de Sarajevo.
A Áustria-Hungria tinha um grande interesse na Sérvia e um nacionalista sérvio disparou no príncipe herdeiro e sua esposa. A Áustria-Hungria declara guerra a Sérvia e a Alemana apoia a Áustria-Hungria na empreitada. A Rússia defende a Sérvia. A guerra calada dá o seu grito.

 Termos no vídeo:
Franz Ferdinand em alemão, corresponde a Francisco Fernando.


4 - Começa a guerra: "As luzes se apagam"

 Termos no vídeo:
Britânicos: Os Ingleses.

 5 - A evolução da tecnologia, das armas e a situação dos soldados


A Revolução Industrial proporcionou uma mudança incrível nos meios de comunicação e também nos armamentos. A produção de armamentos antes da primeira grande guerra subiu consideravelmente, fator que podemos atribuir a chamada "Paz armada": o medo de um conflito armava as potencias. No entanto, além da quantidade maior de armas, elas estavam cada vez mais poderosas. Não temos mais o combate corpo a corpo como antes. As armas são de longo alcance e o contato físico cade vez menor. O homem e a máquina se misturam.

A situação na guerra eram as piores possíveis. Sim, não basta ter sangue e morte, a fome, a falta de esperança e a loucura, rodeavam o dia a dia dos soldados.

 



6 - A guerra nas trincheiras.

Nas trincheiras, a guarda dos territórios tornava essa guerra silenciosa e a morte sempre a espreita.




7 - A saída da Rússia da guerra e a entrada dos E.U.A

A Rússia sai da guerra em 1917. No front faltavam alimentos e soldados morriam facilmente. A Rússia não estava bem equipada para esta guerra e o Czar Nicolau II (monarca russo), investia muito na guerra enquanto o povo passava fome. Revoltas estouravam no país e a Rússia se despediu do conflito. Começaria pouco tempo depois uma revolução que colocaria em prática as teorias de Marx e seu regime socialista pela primeira vez na história da humanidade.
No mesmo ano, os EUA ingressa de uma vez na guerra e resolve o conflito com a vitória da Entente e uma grande derrota para a Alemanha. 

 

8 - O Tratado de Versalhes: "A Paz em termos".

O final da 1ª Guerra, foi selado com o Tratado de Versalhes. Trata-se de um documento possuindo em torno de 440 artigos, onde a Alemanha se tornara a responsável por todos os problemas da guerra. Algumas das suas cláusulas indica:
  • Admissão de culpa e responsabilidade única da Alemanha pela ocorrência da Grande Guerra
  • Proibição da união entre Alemanha e Áustria
  • Compromisso de reparações financeiras a definir (especialistas falam em uma quantia superior a 20 bilhões de dólares)
  • Concordância com julgamento internacional do Kaiser e de outros líderes de guerra
  • Devolução da Alsácia e da Lorena à França
  • Entrega das possessões ultramarinas na China, África e Pacífico
  • Desmilitarização permanente e ocupação aliada por 15 anos da província do Reno
  • Limitação do Exército Alemão a 100.000 homens, para segurança interna, sem tanques, sem artilharia pesada, sem suprimentos de gás, sem navios ou aviões
  • Limitação da Marinha Alemã a belonaves inferiores a 100.000 toneladas e proibição de submarinos (FONTE: Veja na História - A Paz em termos)
O Tratado de Versalhes não selou a paz. E este seria apenas o início de mais um capítulo sanguinário...

  


Astral de Clio

0 comentários:

Postar um comentário

Sample Text

:)

Marcadores

Ads 468x60px

Social Icons

https://twitter.com/AstraldeClio

Featured Posts

© 2011 Astral de Clio, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena