A Pré-história... a origem da vida, as transformações do homem... Como resumir milhões e milhões de anos em algumas linhas? Difícil né? Mas nada impossível para eu, divindade onipotente, onipresente, the best of, a última bolacha do pacote... (chega de auto-promoção!)
Primeira coisa que devemos pensar, é sobre o próprio termo: Pré-história. Se "pré" significa anterior, pré-história seria o período anterior a história.
A denominação pré-história, foi atribuída por alguns historiadores que concluíram que, a história só existe quando há registro escrito. Ou seja, a escrita, seria o principal marco da história.
Mas, podemos dizer que milhões de anos não são história?
Que os homens que ali viveram, adaptando-se, transformando o meio em que viviam, não são parte da história?
Podemos definir a pré-história como o longo período em que surgiu a vida, e que também surgiu o homem. O longo período em que ele surgiu, se adaptou, construiu, descobriu coisas novas e se transformou.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR |
Pois bem, sabendo disso, como começou a vida? A vida começa na água com, seres unicelulares, que depois se multiplicam, se adaptam, geram diversos seres, que passam a viver fora da água e... AHHHHHHHHH Vou deixar o Homer explicar para vocês.
Os Simpsons!!!!!!!!!!!!! Se não gosta, você é chato. Mas tá, existe outros vídeos. Veja este:
http://www.youtube.com/watch?v=G_AzIkYFdCo
http://www.youtube.com/watch?v=G_AzIkYFdCo
A mídia mostra a pré-história como um período fantástico onde existiam homens peludos e brutos, que
viviam nas cavernas, matavam dinossauros e arrastavam as mulheres pelo cabelo.... AHFIDUMAMÃE!
Antes que as mulheres se revoltem (se é que se revoltam né? Ouvindo funk, não tem como ficar revoltada com uma simples puxada de cabelo ráaa!), não é bem assim como a mídia mostra. Vamos pensar que era um tempo diferente, com costumes diferentes. O conceito de ser civilizado, limpo, tratar bem as mulheres é muito mais atual que isto e acima de tudo, até nos dias de hoje, cada povo possui costumes diferentes.
O que a mídia mostra é uma coisa e o que de fato as pesquisas concluíram, são outras.
NÃO! Homens não conviveram com dinossauros. A extinção dos dinossauros tornou possível o surgimento do próprio homem.
Sim caramba! Os dinossauros foram extintos. Não é possível encontrá-lo na ilha de Lost ou numa terra perdida como no filme King Kong.
Algo importante a se comentar é muitos homos diferentes viviam no mesmo período e disputavam territórios. Hoje eles não existem mais pelo simples fato de que não sobreviveram, não conseguiram se adaptar as disputas, ou ao próprio clima. Como diz o ditado: Só os mais fortes sobrevivem!
Veja um trecho do filme a Guerra do Fogo. Temos diversos tipos de homos (uns mais peludos que outros por sinal) que disputavam o fogo. SIM! Quando não se sabia fazer fogo, tinha que disputar uma única chama.
Através do estudo da pré-história, foi possível dividi-la em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Tá tá, só vamos focar em dois.
"Caraca professora... Quanto nome esquisito..." - Começa pelo teu caramba! :D
Vamos com calma!
Paleolítico (Pale = Antigo, Lítico = Pedra ou Idade da Pedra Antiga): Este é o período onde surgiram os primeiros instrumentos. O homem era caçador e coletor. Vivia da coleta de raízes e frutas e caçava alguns animais. Eram nômades, ou seja, não possuíam habitação fixa. Disputavam habitação com outros animais, inclusive nas cavernas.
Mesolítico (Meso = Meio, Lítico = Pedra ou Idade Média da Pedra): Foi o tempo intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico (NOSSA, não me diga!). Não existiu em todas as localidades, pois é associado a Era Glacial (período de resfriamento). Aqui o homo descobriu o fogo e começou a utilizá-lo.
Cena do filme, "A Guerra do Fogo" (1981) |
Neolítico (Neo = Novo, Lítico = Pedra, ou Nova Idade da Pedra): Tempo em que o homem se torna sedentário e começa a plantar seus alimentos. Inicia a domesticação de alguns animais.
Vamos misturar tudo num panelão?
O home surgiu, se adaptou e foi para longe... Sim, ele se espalhou em cada parte do mundo e se adaptou mais uma vez. Ok vamos a pergunta óbvia: Como ele chegou do lado de cá? Bem, opiniões ainda se divergem entre os cientistas, mas existem duas teorias aceitas para o povoamento da América. Alguns dizem que eles viajaram em canoas primitivas da Oceania para cá e outra teoria afirma, que estes homens atravessaram o Estreito de Bering (no período da Era Glacial), um pequeno espaço que separa o continente asiático e o americano.
Observem a rota 1 e 2 e localizem o Estreito de Bering. CLIQUE PARA AMPLIAR |
PS: O mapa está ao contrário para justamente enxergarmos o Estreito. Ora bolas!
Mas então, estávamos falando de plantações...
Quando tomamos aquele belo suco de uva em caixinha, comemos uma maça vermelha e bonita, não sabemos o quanto foi longo o caminho para surgir tudo isso. Agora sabemos que a agricultura foi um fator importante para o desenvolvimento do homem.
Quando tomamos aquele belo suco de uva em caixinha, comemos uma maça vermelha e bonita, não sabemos o quanto foi longo o caminho para surgir tudo isso. Agora sabemos que a agricultura foi um fator importante para o desenvolvimento do homem.
Click na imagem para ampliar |
Quando você tem uma planta em casa, se não regar ela morre. CLARO! Assim, estes homens primitivos que começaram suas plantações, precisavam de água para regá-las.
As primeiras civilizações surgiram ao redor dos rios justamente por conta da agricultura. Esta região ficou conhecida como Crescente Fértil, local que levou esse nome por ter formato de lua crescente e possuir ótimas condições para o plantio.
Temos ali os rios Tigre, Eufrates e Nilo; rios que possuíam cheias períodicas. Assim as plantações feitas próximas aos rios, conseguiam ser adubadas com húmus do próprio rio (humus é resultado de restos de animais e plantas mortas, ótimo para adubo).
Ali, as plantinhas cresceram fortes e saudáveis (e foram para o "Planta vs Zumbis"? MEDA!) e estes homens conseguiram inaugurar um novo tempo: desenvolveram seus sistemas de escrita, suas construções magníficas, relações sociais diferentes... Ok, estamos falando das civilizações do Egito e da Mesopotâmia, mas isto, é papo pra depois...
E termina assim a breve história da pré-história...
Astral de Clio |
0 comentários:
Postar um comentário