domingo, 31 de março de 2013

Breve história da Pré-história


A Pré-história... a origem da vida, as transformações do homem... Como resumir milhões e milhões de anos em algumas linhas? Difícil né? Mas nada impossível para eu, divindade onipotente, onipresente, the best of, a última bolacha do pacote... (chega de auto-promoção!)

Primeira coisa que devemos pensar, é sobre o próprio termo: Pré-história. Se "pré" significa anterior, pré-história seria o período anterior a história.
A denominação pré-história, foi atribuída por alguns historiadores que concluíram que, a história só existe quando há registro escrito. Ou seja, a escrita, seria o principal marco da história.

Mas, podemos dizer que milhões de anos não são história?
Que os homens que ali viveram, adaptando-se, transformando o meio em que viviam, não são parte da história?

Viver é fazer história!

Podemos definir a pré-história como o longo período em que surgiu a vida, e que também surgiu o homem. O longo período em que ele surgiu, se adaptou, construiu, descobriu coisas novas e se transformou.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

Pois bem, sabendo disso, como começou a vida? A vida começa na água com, seres unicelulares, que depois se multiplicam, se adaptam, geram diversos seres, que passam a viver fora da água e... AHHHHHHHHH Vou deixar o Homer explicar para vocês.



 Os Simpsons!!!!!!!!!!!!! Se não gosta, você é chato. Mas tá, existe outros vídeos. Veja este:
http://www.youtube.com/watch?v=G_AzIkYFdCo

A mídia mostra a pré-história como um período fantástico onde existiam homens peludos e brutos, que
viviam nas cavernas, matavam dinossauros e arrastavam as mulheres pelo cabelo.... AHFIDUMAMÃE!

Antes que as mulheres se revoltem (se é que se revoltam né? Ouvindo funk, não tem como ficar revoltada com uma simples puxada de cabelo ráaa!), não é bem assim como a mídia mostra. Vamos pensar que era um tempo diferente, com costumes diferentes. O conceito de ser civilizado, limpo, tratar bem as mulheres é muito mais atual que isto e acima de tudo, até nos dias de hoje, cada povo possui costumes diferentes.

O que a mídia mostra é uma coisa e o que de fato as pesquisas concluíram, são outras.
NÃO! Homens não conviveram com dinossauros.  A extinção dos dinossauros tornou possível o surgimento do próprio homem. 



Sim caramba! Os dinossauros foram extintos. Não é possível encontrá-lo na ilha de Lost ou numa terra perdida como no filme King Kong.


Algo importante a se comentar é muitos homos diferentes viviam no mesmo período e disputavam territórios. Hoje eles não existem mais pelo simples fato de que não sobreviveram, não conseguiram se adaptar as disputas, ou ao próprio clima. Como diz o ditado: Só os mais fortes sobrevivem!

Veja um trecho do filme a Guerra do Fogo. Temos diversos tipos de homos (uns mais peludos que outros por sinal) que disputavam o fogo. SIM! Quando não se sabia fazer fogo, tinha que disputar uma única chama.
Através do estudo da pré-história, foi possível dividi-la em três períodos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico. Tá tá, só vamos focar em dois.
"Caraca professora... Quanto nome esquisito..." - Começa pelo teu caramba! :D
Vamos com calma!

Paleolítico (Pale = Antigo, Lítico = Pedra ou Idade da Pedra Antiga): Este é o período onde surgiram os primeiros instrumentos. O homem era caçador e coletor. Vivia da coleta de raízes e frutas e caçava alguns animais. Eram nômades, ou seja, não possuíam habitação fixa. Disputavam habitação com outros animais, inclusive nas cavernas.


Mesolítico (Meso = Meio, Lítico = Pedra ou Idade Média da Pedra): Foi o tempo intermediário entre o Paleolítico e o Neolítico (NOSSA, não me diga!). Não existiu em todas as localidades, pois é associado a Era Glacial (período de resfriamento). Aqui o homo descobriu o fogo e começou a utilizá-lo.

Cena do filme, "A Guerra do Fogo" (1981)
Neolítico (Neo = Novo, Lítico = Pedra, ou Nova Idade da Pedra): Tempo em que o homem se torna sedentário e começa a plantar seus alimentos. Inicia a domesticação de alguns animais.

Vamos misturar tudo num panelão?


O home surgiu, se adaptou e foi para longe... Sim, ele se espalhou em cada parte do mundo e se adaptou mais uma vez. Ok vamos a pergunta óbvia: Como ele chegou do lado de cá? Bem, opiniões ainda se divergem entre os cientistas, mas existem duas teorias aceitas para o povoamento da América. Alguns dizem que eles viajaram em canoas primitivas da Oceania para cá e outra teoria afirma, que estes homens atravessaram o Estreito de Bering (no período da Era Glacial), um pequeno espaço que separa o continente asiático e o americano.

Observem a rota 1 e 2 e localizem o Estreito de Bering.
CLIQUE PARA AMPLIAR
PS: O mapa está ao contrário para justamente enxergarmos o Estreito. Ora bolas!

Mas então, estávamos falando de plantações...
Quando tomamos aquele belo suco de uva em caixinha, comemos uma maça vermelha e bonita, não sabemos o quanto foi longo o caminho para surgir tudo isso. Agora sabemos que a agricultura foi um fator importante para o desenvolvimento do homem.

Click na imagem para ampliar
Quando você tem uma planta em casa, se não regar ela morre. CLARO! Assim, estes homens primitivos que começaram suas plantações, precisavam de água para regá-las. 

As primeiras civilizações surgiram ao redor dos rios justamente por conta da agricultura. Esta região ficou conhecida como Crescente Fértil, local que levou esse nome por ter formato de lua crescente e possuir ótimas condições para o plantio. 

Temos ali os rios Tigre, Eufrates e Nilo; rios que possuíam cheias períodicas. Assim as plantações feitas próximas aos rios, conseguiam ser adubadas com húmus do próprio rio (humus é resultado de restos de animais e plantas mortas, ótimo para adubo). 

Ali, as plantinhas cresceram fortes e saudáveis (e foram para o "Planta vs Zumbis"? MEDA!) e estes homens conseguiram inaugurar um novo tempo: desenvolveram seus sistemas de escrita, suas construções magníficas, relações sociais diferentes... Ok, estamos falando das civilizações do Egito e da Mesopotâmia, mas isto, é papo pra depois...

E termina assim a breve história da pré-história...
Astral de Clio


Read More

domingo, 24 de março de 2013

A 1ª Guerra Mundial: Cenas de época e explicações

Sim sim! Estudar século XX é banhar-se em sangue. Quando os professores falam em guerras, os garotos ouvem as informações das aulas associando as situações com algum game, como Age of Empires, Medal of Honor, War e outros. Enquanto isto, as garotas pensam silenciosamente "que horas vai ter beijo e maquiagem?". 

Vamos resolver esta situação! Garotas reajam! Joguem mais video-games! Vamos defender a classe.

Abaixo estão fragmentos de alguns documentários. Material editado e fragmentado. Acrescentei também alguns comentário que enfatizam o material.

1 - Para o povo europeu a Europa estava em paz

A Bele Epoque (Bela Época) europeia.
Imaginem vocês, portando toda uma tecnologia e se deliciando com ela. Tudo estava bonito, você poderia ir e vir de onde quisesse, para onde quisesse. Seu país avançava cientificamente e conquistava novos territórios fora dalí. Uma guerra? Algo improvável para você.

Para a população européia, uma guerra na Europa, era algo impensável. Já para os imperadores e chefes de Estado...


2 - As alianças, a corrida armamentista e a relação da Alemanha com a Inglaterra

Localidade da Alsacia e Lorena.
A França queria vingar-se da Alemanha por ter perdido o território da Alsacia-Lorena, na guerra Franco-Prussiana (Franco = França. Prussia=Antigo território imperial que englobava a Alemanhã) em 1870. Rússia e França estabeleceram aliança para um possível ataque alemão.

Mas não ficava por aí. A Alemanha também possuía uma relação nada amigável com a Inglaterra. Os britânicos não olhavam com bons olhos a superprodução de armamento naval alemão. A Alemanha, estava de olhos em cima das colônias Inglesas.

A situação cheirava a disputas imperialistas, tanto fora, quanto dentro da Europa.
 Termos no vídeo:
Cáiser (ou em alemão, Kaiser) significa imperador.




3 - O estouro da bomba: Assassinato de Francisco Fernando da Áustria-Hungria

Fernando e Sofie sendo velados (clique para ampliar)
Com todas estas desavenças dentro da Europa, a paz era só fachada. Faltava apenas uma pequena centelha para que o fogo começasse. Eis que, esta centelha, era Francisco Fernando, filho do imperador austro-húngaro. Ele e sua esposa, Sofia, foram assassinado na Sérvia em 1914. Este acontecimento ficou conhecido como Assassinato de Sarajevo.
A Áustria-Hungria tinha um grande interesse na Sérvia e um nacionalista sérvio disparou no príncipe herdeiro e sua esposa. A Áustria-Hungria declara guerra a Sérvia e a Alemana apoia a Áustria-Hungria na empreitada. A Rússia defende a Sérvia. A guerra calada dá o seu grito.

 Termos no vídeo:
Franz Ferdinand em alemão, corresponde a Francisco Fernando.


4 - Começa a guerra: "As luzes se apagam"

 Termos no vídeo:
Britânicos: Os Ingleses.

 5 - A evolução da tecnologia, das armas e a situação dos soldados


A Revolução Industrial proporcionou uma mudança incrível nos meios de comunicação e também nos armamentos. A produção de armamentos antes da primeira grande guerra subiu consideravelmente, fator que podemos atribuir a chamada "Paz armada": o medo de um conflito armava as potencias. No entanto, além da quantidade maior de armas, elas estavam cada vez mais poderosas. Não temos mais o combate corpo a corpo como antes. As armas são de longo alcance e o contato físico cade vez menor. O homem e a máquina se misturam.

A situação na guerra eram as piores possíveis. Sim, não basta ter sangue e morte, a fome, a falta de esperança e a loucura, rodeavam o dia a dia dos soldados.

 



6 - A guerra nas trincheiras.

Nas trincheiras, a guarda dos territórios tornava essa guerra silenciosa e a morte sempre a espreita.




7 - A saída da Rússia da guerra e a entrada dos E.U.A

A Rússia sai da guerra em 1917. No front faltavam alimentos e soldados morriam facilmente. A Rússia não estava bem equipada para esta guerra e o Czar Nicolau II (monarca russo), investia muito na guerra enquanto o povo passava fome. Revoltas estouravam no país e a Rússia se despediu do conflito. Começaria pouco tempo depois uma revolução que colocaria em prática as teorias de Marx e seu regime socialista pela primeira vez na história da humanidade.
No mesmo ano, os EUA ingressa de uma vez na guerra e resolve o conflito com a vitória da Entente e uma grande derrota para a Alemanha. 

 

8 - O Tratado de Versalhes: "A Paz em termos".

O final da 1ª Guerra, foi selado com o Tratado de Versalhes. Trata-se de um documento possuindo em torno de 440 artigos, onde a Alemanha se tornara a responsável por todos os problemas da guerra. Algumas das suas cláusulas indica:
  • Admissão de culpa e responsabilidade única da Alemanha pela ocorrência da Grande Guerra
  • Proibição da união entre Alemanha e Áustria
  • Compromisso de reparações financeiras a definir (especialistas falam em uma quantia superior a 20 bilhões de dólares)
  • Concordância com julgamento internacional do Kaiser e de outros líderes de guerra
  • Devolução da Alsácia e da Lorena à França
  • Entrega das possessões ultramarinas na China, África e Pacífico
  • Desmilitarização permanente e ocupação aliada por 15 anos da província do Reno
  • Limitação do Exército Alemão a 100.000 homens, para segurança interna, sem tanques, sem artilharia pesada, sem suprimentos de gás, sem navios ou aviões
  • Limitação da Marinha Alemã a belonaves inferiores a 100.000 toneladas e proibição de submarinos (FONTE: Veja na História - A Paz em termos)
O Tratado de Versalhes não selou a paz. E este seria apenas o início de mais um capítulo sanguinário...

  


Astral de Clio

Read More

sexta-feira, 8 de março de 2013

Arte: Da Idade Média ao Humanismo


"Homem Vitruviano" (1490) - Da Vinci à lápis.
O desenho a direita é o famoso "Homem Vitruviano" produzido em 1490 por Leonardo da Vince.Vemos aqui uma figura desnuda, desenhada a partir de um círculo e um quadrado. O umbigo é o centro da imagem e do homem. É onde tudo mantem-se em equilíbrio. Tudo brota do homem e faz parte dele. Essa é a visão antropocêntrica do renascimento.

Temos uma nova mentalidade! Deus não é mais o centro de todas as coisas. O homem domina o foco da razão, do entendimento e da vida, através de novas investigações científicas e do seu relacionamento com o mundo. Ele domina a natureza.

O homem medieval ficou totalmente para trás? Nem tanto assim.
Observe as imagens abaixo (clique em cada uma delas para ampliar) e analise as mudanças.


 
PINTURAS MEDIEVAIS

IMAGEM 1: Pintura Medieval – cerca de 1200
Autor Desconhecido
IMAGEM 2: Pintura que retrata a música medieval.
Autor desconhecido.
IMAGEM 3: Tapeçaria de Bayeux.
Contando o a conquista da Inglaterra por Guilherme II, Duque da Normandia. Séc. XII.
IMAGEM 4: O sepultamento de Cristo -
Iluminura medieval do século XIII

PINTURAS RENASCENTISTAS

IMAGEM 5: "A última ceia" - Leonardo da Vince 1495
IMAGEM 6: O Nascimento de Vênus (1483) - Sandro Botticelli 
"Mulher nua" - Rafael Sanzio (1483-1520)
Michelangelo (1475 – 1564) : "Criação do sol e da lua"
 

 Questões a serem respondidas (Copiar perguntas):


1) Quais as diferenças estéticas (técnicas de pinturas) observadas na arte medieval em comparação com a arte renascentista?
2) Quais temas observamos nas pinturas medievais?
3) O tema religioso foi abandonado no Renascimento? Justifique.
4) Que novos temas nos deparamos nas pinturas renascentistas?


Astral de Clio


Read More

Sample Text

:)

Marcadores

Ads 468x60px

Social Icons

https://twitter.com/AstraldeClio

Featured Posts

© 2011 Astral de Clio, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena